quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Capa - 51ª Edição | Fevereiro 2011

A natureza é sábia e “Deus” nos ensina por caminhos simples, basta que dediquemos um tempo a observar como ele constrói as coisas.

Uma floresta aparece das pedras, basta que o homem não interfira, deixando a natureza seguir seu curso natural. O Senhor criou oportunidades em tudo para que a vida renasça. Sobre uma rocha, apenas com a ação do vendo, da água, da luz e de seres muito simples, como os liquens e musgos, inicia-se a formação de grandes florestas. Estes organismos, exigindo muito pouco para sobreviver e emitindo raízes bem pequenas, iniciam o processo de formação de uma nova comunidade, quebrando as pedras em minúsculas partículas iniciam a formação do solo e com seus próprios corpos e restos do seu metabolismo, vão enriquecendo de matéria orgânica este solo para que outros seres, mais exigentes, possam sobreviver ali, até que se estabeleça o equilíbrio natural e uma grande diversidade de seres habitem este lugar, formando uma nova paisagem com oportunidades de vida para todos.

"É hora de parar, perceber que sempre é possível renascer, simplificar nossa vida"

Às vezes pelas dificuldades impostas pela vida terrena, também nós tropeçamos nas pedras, não conseguimos nos manter em pé, não encontramos um solo fecundo para nos fixar e darmos continuidade à nossa vida, não sabemos como e por onde seguir. Não conseguimos identificar o sentido das coisas, não encontramos os valores nos quais acreditamos e que poderiam nos levar adiante e pensamos: “não tenho mais saída, não sei como recomeçar, estou sobre um solo estéril”. Neste momento é hora de parar, perceber que sempre é possível renascer, simplificar nossa vida, aprender com os liquens e musgos a viver com menos, buscar a felicidade nas coisas mais simples, avaliar nossos conceitos e perceber se estamos dando importância àquilo que realmente importa ou se estamos sofrendo por coisas supérfluas. Reavaliar nossa conduta e nosso papel na comunidade, se estamos fazendo a nossa parte na construção de um solo fecundo, que dê subsídios para a nossa felicidade e de nossos irmãos. Lembre-se, é possível recomeçar sempre, busquemos nas lições que o Pai nos mostra, os caminhos para renascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário